Filipa Veiga

PRÁTICA DE YOGA ASANA

ASHTANGA YOGA

O método de Ashtanga Yoga foi desenvolvido por Sri K. Pattabhi Jois, em Mysore. Atualmente dirigido por Sharath Jois, seu neto e meu professor, nasceu dos fundamentos transmitidos por Sri Tirumalai Krisnamacharya, conhecido como o pai do yoga moderno. É um sistema dividido em séries e requer muita entrega e dedicação de cada estudante que se compromete a uma prática diária pessoal.

O Ashtanga Yoga caracteriza-se pela sincronização de uma respiração sincronizada, rítmica e estável com movimentos e foco no olhar. As sequências de posturas permitem uma limpeza profunda que leva à desintoxicação do corpo e da mente. A prática combina respiração, posturas (asana), pontos de olhar (dhistri) e fechos internos (bandhas), os 3 pilares da prática que levam a uma saúde física, mental e espiritual.

Todos podem praticar Ashtanga Yoga e os benefícios são mágicos. Quem pratica recebe as bases de uma linhagem tradicional do yoga.

YIN YOGA

Yin balances Yang. Esta necessidade de um equilíbrio interno foi o que me atraiu a esta escola de yoga. Com o decorrer do tempo, senti necessidade de práticas mais femininas, mais profundas, menos lineares. Sou mulher com um ciclo que aprendi a respeitar e que me fez procurar mais respostas. A principal característica do yin yoga é um ritmo lento, com respirações longas em cada postura que permitem a cura. Uma prática de permanência, de abertura, de crescimento interno, subtil. O Yin Yoga tem como alvo os tecidos conjuntivos, como ligamentos, ossos e até as articulações do corpo que normalmente não são muito exercitadas em um estilo mais ativo de prática de asana.

 

DYNAMIC SPIRAL YOGA

A vida está repleta de movimentos em espiral, desde as galáxias até a forma como os gases e a água se movem em espirais e redemoinhos no seu fluxo contínuo.
Dynamic Spiral Yoga é uma escola criada pela minha professora Beta Lisboa que se baseia no movimento espiral profundo que cresce do centro do corpo para a periferia. Um tónico para libertar, fortalecer e condicionar todo o sistema da fascia, um tecido interconectivo onde guardamos os traumas e emoções do subconsciente.

Om Shanti

Aulas

As minhas aulas são um produto do que aprendi e continuo a aprender nestes anos de muito estudo e dedicação ao yoga e sua filosofia. O Ashtanga Yoga é a base da minha prática e ofereceu-me uma estrutura que se tirnou num ritual sagrado diário que transformou a minha maneira de viver.
Com os ensinamentos que fui complementando com o Yin Yoga e o Spiral Yoga, as minhas aulas são um fluixo de movimentos, respiração, yoga e dança.