Verão, a estação quente

Luz. Fogo. Calor. Intensidade. Verão. A estação da praia, dos passeios pelos campos, da alegria no ar, das noites quentes, dos jantares românticos. 

Mas não para todos. Somos diferentes e reagimos também de forma diferente. A Ayurveda ensina-nos esse facto e explica porquê. Cada dosha, ou seja cada constituição, reage à sua maneira à chegada da estação e o verão tanto pode promover harmonia como agravar tendências inatas de cada um. 

Se és do tipo que preferes um clima frio e adoras o inverno, vais sentir-te mais quente do que a maioria, ao ponto do desconforto. Por outro lado, se és alguém quer passa o inverno gelado, com mãos e pés cronicamente frios, vais sentir exatamente o contrário e esta é a tua estação. 

Há milhares de anos, era sob a lua cheia nas noites quentes de verão na Índia, que os vaidyas ayurvédicos, ou curandeiros, colecionavam gotas de orvalho de lótus azuis e brancos e as armazenavam para fins medicinais. De acordo com as escrituras, se colocares uma gota dessa substância preciosa na tua língua, vai arrefecer todo o teu corpo. Chamam-lhe o “suor da lua” que pacifica o pitta dosha, a energia sutil que controla o metabolismo e pode causar superaquecimento quando está muito quente lá fora.

O que a Ayurveda nos ensina é como prevenir as alterações intrínsecas às estações fomentando a capacidade natural de adaptação do corpo, com as ferramentas simples que a Ayurveda proporciona.

Um dos princípios fundamentais da Ayurveda sugere que os nossos hábitos, rotinas e escolhas alimentares devem fluir com as estações do ano. Podemos estruturar o nosso equilíbrio fazendo um esforço consciente para viver em harmonia com os ciclos da natureza ajustando regularmente o nosso estilo de vida e hábitos para acompanhar a chegada de cada nova estação. Embora esse conceito pareça trabalhoso à primeira vista, os ajustes sazonais recomendados acontecem naturalmente, e algumas mudanças simples podem beneficiar  muito a saúde e a vitalidade.

As características mais marcantes do Verão – o calor, os dias longos, a intensidade e a natureza transformadora da estação – estão diretamente relacionados com o dosha Pitta, e é por isso que o Verão é considerado a estação Pitta por excelência. E, apesar de alguns climas serem excepcionalmente húmidos nesta época do ano, o efeito mais marcante do calor intenso é o de secagem. A um nível mais subtil, o Verão é um período de expansão e mobilidade – traços mais característicos de Vata.

Nesta perspectica, o nosso foco principal durante os meses de Verão deverá ser manter Pitta equilibrado, moderado a intensidade e promover a suavidade e o relaxamento. Contudo o Verão tem também algumas características Vata, sendo importante manter-se hidratado, promover a estabilidade, e equilibrar a expansividade natural e a mobilidade do Vata com atividades tranquilas e relaxantes.

Se estiveres desidratado, suado ou irritado, provavelmente terás excesso de pitta. Outros sinais reveladores incluem inflamação da pele, estômago ácido, sensações de queimadura no corpo, olhos vermelhos e um temperamento explosivo. Quando pitta está em equilíbrio, a vida é boa: sentes energia e um impulso incomparáveis, uma clareza mental, alegria, vitalidade e força.

Dicas para te manteres em equilíbrio no Verão

Hidratação

Bebe 4 a 6 copos de água diariamente, juntamente com bebidas refrescantes, como água de coco fresca ou sumo de melancia. Faz o teu próprio leite de pepino misturando 1/2 chávena de pepino descascado em 1 chávena de leite com uma pitada de açúcar e decora com pétalas de rosa. Ou uma limonada: adiciona 1 colher de chá de sumo de limão e açúcar natural e uma pitada de sal grosso num copo de água fria.

Evita alimentos quentes, picantes e salgados durante os meses de verão. Vão aumentar o pitta dosha. Bebidas destiladas, vinho tinto também são quentes para o verão.

Sol 

A luz solar – com moderação – é essencial para a nossa saúde e bem-estar, assim como a luz da lua. Quando estiveres ao ar livre durante o calor do dia, usa roupas largas e confortáveis ​​feitas de algodão ou seda para que a tua pele respire. Use cores que reflitam a luz do sol, como branco, azul, verde ou cinza, e jóias refrescantes feitas com contas de sândalo, jade, pérola, cristais de ametista, pedra da lua. E não te esqueças do chapéu de abas largas!!

Exercício 

Desportos aquáticos como natação, mergulho e pólo aquático são ideais para o verão. De preferência ao início da manhã ou o final da noite.

Queimaduras 

Mistura quantidades iguais de sândalo em pó e açafrão com um pouco de água fria e aplique a pasta na queimadura solar. Ou esfrega a pele com gel de aloe vera ou óleo de coco.

Ao luar

À noite, faz uma caminhada na praia ou na relva verde e fresca. Use roupas brancas e flores brancas no cabelo para absorver os raios da lua, que são calmantes para o pitta dosha.

Yoga no Verão

Boas posturas de resfriamento incluem poses de peixe, camelo, barco, cobra, vaca e árvore. Pratica sitali pranayama. 

E não te esqueças de meditar – isso vai diminuir a tua temperatura mental / emocional.

Alimentação no verão

Durante o verão, o nosso corpo deseja naturalmente alimentos mais leves e pequenas refeições que sejam fáceis de digerir porque o fogo digestivo – a fonte de calor interno – é mais ativo. Necessitamos de alimentos que nos ajudem a manter a calma e a frescura interna. 

Saborear as refeições em atenção plena ajuda a prevenir a tentação natural do Pitta de comer em excesso. O Verão é uma época para favorecer os sabores adocicados, amargos e adstringentes, e para saborear alimentos frescos, líquidos e leves. Esta é a melhor época do ano para saborear frutas frescas e saladas. Não te esqueças que os vegetais crus (como saladas) serão melhor digeridos se forem comidos ao almoço.

Também é um ótimo momento para te dedicares a leites vegetais doces ou, ou iogurte caseiro fresco e até um gelado de vez em quando. Todos os adoçantes excepto o mel e o melaço, são refrescantes e podem ser apreciados com moderação durante os meses de verão.

A água fria ou à temperatura ambiente é das melhores bebidas para o Verão mas podemos ser mais criativos e juntar hortelã e fazer chás de ervas frios, como hortelã-pimenta, erva-doce ou rosa. Bebidas geladas devem ser evitadas já que perturbam o fogo digestivo e criam toxinas no corpo. Evita frutas ácidas ou verdes, queijos envelhecidos e temperos quentes, como cenoura, beterraba, rabanete, cebola, alho, gengibre e sementes de mostarda. De acordo com a Ayurveda, devemos evitar alimentos extremamente picantes, como pimenta ou pimenta caiena.

Alguns alimentos ideais para o verão:

Frutas: Maçãs, Abacates, Bagas, Cerejas, Coco, Mirtilos, Uvas, Limas, Mangas, Melões, Peras, Abacaxi, Ameixas, Romãs, Ameixas secas

Vegetais: Alcachofras, Espargos, Beterraba Verde, Brócolos, Couve de Bruxelas, Repolho, Couve-flor, Aipo, Acelga, Pepinos, Vagem, Couve, Alface, Quiabo, Batatas, Agrião, Corgete

Cereais: Cevada, Arroz (basmati), Trigo

Leguminosas: Feijão Azuki, Feijão preto, Feijão, Brotos de feijão, Feijão De Soja & Produtos, Ervilhas

Óleos: Óleo de coco, Azeite, Óleo de girassol

Temperos: Manjericão, Cardamomo, Coentros, Aneto, Funcho, Lima, Hortelã, Salsa

Adoçantes: Açúcar de Cana não refinado, açúcar de coco

Bom Verão!

© Filipa Veiga, 2021 | It's a newww site.