Filipa Veiga

Porquê Yoga?

Os estudos já comprovam. Investigadores da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, publicaram um estudo que mostra como uma técnica simples de yoga reduz os níveis de stress.

Há muito que os yogis sabem que práticas como a meditação ou o yoga reduzem doenças e nos fazem sentir bem. Mas só agora é que os cientistas se têm preocupado em associar os benefícios das práticas espirituais aos efeitos no corpo. Tudo a seu tempo. Agora parece que a sociedade está preparada. Ainda vai resistindo… ainda hoje de manhã fui fazer exames e em conversa simpática com a médica estávamos entretidas uma com a outra. Quando me perguntou o que eu fazia e disse que dava aulas de yoga ahaha haviam de ver a cara de desapontamento. «mas então é essa a sua formação?», perguntou insistindo em algo mais concreto na sua maneira de ver as coisas. Sim tirei Direito e fui Jornalista. «Ah fantástico e jornalista onde?». Ficou descansada… afinal também fazia algo… mas eu disse «agora faço o que acredito e onde sou necessária».

Porque o yoga me mudou. O yoga tem tantos que a pergunta devia ser inversa… porque não fazer. Um deles é crescer. Eu mudei e cresci.

Devo muito ao yoga. Nesta fase que ainda ninguém percebeu onde se vai parar em que somos bombardeados todos os dias com decisões de quem não pratica yoga nem meditação, pergunto-me como seria o mundo se todos praticassem. Dizem que quem medita não toma má decisões. Pode haver decisões aparentemente menos boas naturalmente, mas na verdade são apenas decisões que nos levaram a chegar onde é suposto chegarmos. São orientações. O yoga ensina-nos a entender o caminho.

O yoga também nos dá saúde, reforça o sistema imunitário e funciona. E como diz o Sadhguru: só há uma coisa, temos de o fazer!!! Ouçam aqui.

Namaste

Filipa